quarta-feira, 9 de julho de 2008

O Capitão Nascimento Desceu Para o Asfalto


A cidade do Rio de Janeiro está consternada com a morte de mais um João. Desta vez foi o João Roberto. E ele não foi morto por bandidos facínoras e sem alma. Foi morto por PM’s despreparados.

Cidadãos indignados inundam com cartas as páginas dos jornais comentando mais este descalabro. Como podem atirar sem ter certeza? Como podem tirar a vida de inocentes?

Esses mesmos cidadãos são aqueles que fizeram do Capitão Nascimento (é, aquele do filme Tropa de Elite) uma espécie de herói nacional. Endeusaram-no! Crianças queriam ser ele! Moças tinham sonhos eróticos com ele (ah, aquela roupa preta, aquela caveira...).

O Capitão Nascimento é da mesma PM que matou o menino João Roberto. Mas e os Joões das favelas do Rio? Joões que morrem todos os dias pelas mãos dos Capitães Nascimentos por aí? Não vemos tanta comoção quando crianças pobres ou pretas ou faveladas morrem pelas mãos desses nossos homens tão despreparados.

Na favela pode, não há problema. O problema existe quando o Capitão Nascimento desce para o asfalto. Aí o bicho pega!

Abraços!

DV

3 comentários:

Lola disse...

Sou contra qualquer forma de violência, não vejo justificativas para tal feito, em nenhum caso.
Quanto a este caso, infelizmente, não só o despreparo, mas talvez, o medo e a falta de armamentos compatíveis aos dos bandidos façam com que eles reajam desta maneira. Não que isto sirva de desculpa ou justificativa para este triste acontecimento. Cada um deve pagar pelo que faz, dentro da sua parcela de culpa.

Obrigada pela visita!
Beijo.

Patty Diphusa disse...

DV, bom ter vc de volta. Belo texto.

Bjs

A Autora disse...

DV, que é isso? Reaparece apenas para sumir de novo? Vamos produzir, seus textos fazem falta!